Minha sacola
Sacola Vazia
29/06/2022

5 formas eficientes de reduzir gastos com limpeza

Empresários estão constantemente em busca de aumentar a margem de lucro de seus negócios e uma das principais estratégias para isso acontecer é pela redução de custos em todos os setores possíveis. Mas, quando falamos do setor de limpeza e higiene de uma empresa, é preciso analisar as estratégias para reduzir os gastos de forma consciente, sem afetar a qualidade do trabalho e com foco nos melhores resultados a curto, médio e longo prazo.

 

Confira 5 formas eficientes de reduzir gastos com limpeza do seu negócio.

 

  1. Evite desperdícios

O primeiro passo - e talvez o mais óbvio - para reduzir gastos com limpeza (e com qualquer outro processo na sua empresa) é evitar desperdícios, seja de produtos ou de tempo e energia. Utilize materiais de forma consciente e alcance os melhores resultados na higienização e limpeza, poupando gastos desnecessários.  

 

  1. Utilize materiais de qualidade 

“O barato sai caro”. Todo mundo sabe que esta afirmação é real. Pagar preços baixos por produtos e materiais de limpeza dão a falsa sensação de que estamos economizando. Mas se eles não tiverem qualidade, os produtos de limpeza vão causar prejuízos, tanto em relação à sua durabilidade quanto na produtividade do trabalho. Sem contar que, produtos de baixa qualidade podem causar danos aos bens materiais da sua empresa. 

 

  1. Busque pelo melhor custo benefício

Pesquise! Do mesmo jeito que não devemos comprar produtos porque eles são baratos, não significa que todo produto de qualidade será mais caro. Analise as opções de fornecedores e os produtos disponíveis no mercado. Priorize o custo benefício para reduzir os gastos com limpeza. Por exemplo: produtos concentrados tendem a oferecer melhor rendimento. Por serem diluídos em água, eles duram mais, tornam a limpeza mais eficiente e oferecem um resultado melhor. 

 

Encontre um fornecedor parceiro de confiança, que sempre manterá seu estoque abastecido com os melhores produtos.

 

  1. Se possível, contrate um serviço especializado

Muitas pessoas acreditam que contratar um serviço especializado é um investimento alto, o que seria contraproducente para o objetivo de reduzir gastos com limpeza. Mas estes serviços tendem a oferecer experiência, agilidade e capacidade de higienização superior, com resultados duradouros e produtos de alta qualidade. Faça as contas, pois a terceirização pode ser uma boa opção para seu negócio. 

 

  1. Treine sua equipe interna

Se o tamanho do seu negócio ou seu orçamento não permite a terceirização dos serviços, certifique-se de que sua equipe interna esteja bem treinada para realizar a limpeza e higienização da forma correta. Além de reduzir gastos com limpeza a longo prazo, o treinamento possibilita que seus colaboradores executem o trabalho com eficiência, qualidade e segurança.